A Voz do Silêncio


Por Gustavo Damasceno

Já faz muito tempo que estou em dívida com a Lu. Faz algum tempo, ela me ofereceu a oportunidade de postar aqui algumas palavras. Deu-me total liberdade para escrever sobre o que quisesse.

Confesso que fiquei com medo, não tenho nenhuma habilidade artística, não canto, não danço, não interpreto, não desenho, não escrevo… Sei falar, e aqui tentarei falar com as palavras, o que, na minha cabeça, não se trata exatamente de escrever.

Espero mesmo que esta seja a primeira de muitas conversas que teremos por aqui e tentarei sempre trazer um texto lido, ou uma experiência vivida, ou uma imagem… E haverá sempre uma música ao final, espero que gostem porque música é uma das coisas que mais gosto nessa vida.

Navegando por alguns sites encontrei uma poesia da Martha Medeiros, de título “A Voz do Silêncio” a qual transcrevo aqui, em parte:

A Voz Do Silêncio

Pior do que a voz que cala,
é um silêncio que fala.

Simples, rápido! E quanta força!

Imediatamente me veio à cabeça situações
em que o silêncio me disse verdades terríveis,
pois você sabe, o silêncio não é dado a amenidades.
Um telefone mudo. Um e-mail que não chega.
Um encontro onde nenhum dos dois abre a boca.

Silêncios que falam sobre desinteresse,
esquecimento, recusas.

Quantas coisas são ditas na quietude,
depois de uma discussão.
O perdão não vem, nem um beijo,
nem uma gargalhada
para acabar com o clima de tensão.

Só ele permanece imutável,
o silêncio, a ante-sala do fim.

(…)

O único silêncio que perturba,
é aquele que fala.

E fala alto.

É quando ninguém bate à nossa porta,
não há emails na caixa de entrada
não há recados na secretária eletrônica
E mesmo assim, você entende a mensagem

E ao ler essa poesia me lembrei, tal como a própria autora na terceira estrofe, de muitas situações da minha vida em que o silêncio disse muita coisa…

Quem me conhece sabe que não sou de ficar calado e as pessoas estranham quando estou em silêncio. De fato gosto mesmo é de falar, de ouvir e o silêncio é, em geral, algo que me incomoda.

Ultimamente, no entanto, o silêncio tem sido algo enriquecedor para mim, é um silêncio introspectivo, de reflexão sobre atitudes minhas e a vida.

É apenas isso que meu silêncio diz, mas a dúvida é: Será que é apenas isso que as pessoas ouvem?

(Silêncio…)

———————————–

Trilha sonora desta postagem “Elisa & Andrea Bocelli – La Voce Del Silenzio”:

Uma resposta para “A Voz do Silêncio

  1. ae!!! gostei da poesia, faz refletir, além de gostar de falar, escreva mais, além de ser um exercício, acredito ser um talento oculto em vc! parabéns amigo🙂

    @Acauan_Malta

Deixe uma resposta

