Teatro: do Oprimido Boal ao Solidário Valença


criação Luciane Valença

A paixão é necessária: o teatro, como arte, não se preocupa com o trivial e corriqueiro, o sem valor, mas sim com as ações nas quais os personagens investem e arriscam suas vidas e sentimentos, opções morais e políticas: suas paixões! Uma paixão é uma pessoa ou idéia que vale, para nós, mais do que a nossa própria vida.” Augusto Boal em “O arco-íris do desejo”

A principal contribuição de Augusto Boal à cultura nacional foi O Teatro do Oprimido, técnica que cria condições práticas para que o “oprimido” se aproprie dos meios de produzir teatro e amplie suas possibilidades de expressão. O método, considerado inovador e participativo, correu o mundo e hoje vários países adotam o Teatro do Oprimido como instrumento de socialização.

Seguindo essa técnica ou não, um grupo de 15 jovens liderados pelo diretor, ator e escritor Carlos Valença e incentivados por Pe. Carmine Pascale, um visionário da evangelização e da inclusão social através das artes, se preparam para estrear a peça “KEPHA – A Conversão de Simão Pedro.” Um sonho que começa a se tornar real para a comunidade de pescadores alocada em Jurujuba-Niterói-RJ.

Indo além do cunho religioso, encontramos a identidade da comunidade local, vinculada com a vida de Simão Pedro: suas dores, dificuldades, fome, desespero e dúvidas, dignas de qualquer mortal.

Sem fins lucrativos, a peça poderá ser assistida na Capela de São Pedro e na Paróquia de São Judas Tadeu, com a contribuição de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a própria comunidade.

Minha pequena colaboração com o projeto, foi a criação da arte para o cartaz, trabalho que não foi trabalho, mas sim um prazer!

Paz e Arte!

2 Respostas para “Teatro: do Oprimido Boal ao Solidário Valença

    • Faço votos, Mari! Que ações como essa sejam uma constante! E que o esforço de todos seja recompensado com o sucesso! Tenho orgulho de fazer parte de movimentos como esse! Paz e Arte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s