A obra de engenharia que virou arte


A Torre em construção - 1878

Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para homenagear o centenário da Revolução Francesa. A princípio o projeto era para ser temporário, apenas para as festividades, mas com o grande impacto que provocou mundialmente e com o desenvolvimento do turismo, ficou decidido que não seria desmontada. O governo francês organizou uma Exposição Mundial onde anunciou uma competição de designer arquitetônico para o monumento que seria construído no Champ-de Mars no centro de Paris, onde mais de cem designers apresentaram seus projetos. O vencedor foi o engenheiro Gustave Eiffel que faleceu em 1923 com 91 anos, 34 anos depois da inauguração da sua obra prima.

A Torre em 1900

A Torre possui 324 metros de altura, e pesava 7.300 toneladas quando foi construída, atualmente esse número pula aproximadamente para 10.000, levando em consideração os restaurantes, museus e lojas que não existiam em sua inauguração.

Estátua da Liberdade em construção

Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de NY. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição Mundial expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.

A obra de engenharia que virou arte e símbolo de um país, eternizada em fotografias, pinturas, filmes, músicas, mas principalmente no ícone do romantismo e de grandes histórias de amor no princípio foi pouco valorizada. O que parece ser “lugar comum”, quando o assunto é “Arte”!

As imagens falam mais do que as palavras! Vamos saborear! Afinal de contas, como disse Ernest Hemingway: “Paris é uma festa!”

The Eiffel Tower by light-from-Emirates

The City Of Love by Marinshe

by_AlanSmithers

by tyt2000

by madsick

by BenHeine

Paz e Arte!

__________________________________________

* Fontes de pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/

http://www.deviantart.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s