Concurso Zooppa – Green Nation Fest


ATENÇÃO

O autor de cada peça é responsável por todo o conteúdo, incluindo vídeos, imagens e música, e garante que seu trabalho é original, ou deverá fornecer por escrito permissão de seu criador ou o proprietário do conteúdo para usá-lo. O uso de qualquer material sem licença desqualifica automaticamente a peça apresentada.

CLIENTE:

O GreenNation é um ambiente colaborativo online que interage com os usuários para convergir cultura, informação e proteção ambiental a partir de questões que envolvem o futuro do planeta.
A primeira atração do movimento é o Green Nation Fest: um Festival Ambiental de Cinema e Novas Mídias onde você e qualquer empresa, ONG, órgão de governo ou entidade multilateral pode participar.
O GreenNation busca se comprometer com as seguintes posturas:
Atual: Focado no mais importante e convergente tema da humanidade hoje, Qualidade de Vida e Sustentabilidade. Incentiva e acredita no poder da colaboração para criar um acervo relevante e interessante.
Democrático e colaborativo: Aberto a qualquer participante, amadores ou profissionais.
Instigante: Exposto a diferentes visões e vertentes do pensamento.
Holístico: Promove o debate no âmbito jornalístico, científico, cultural, social e educacional.
Sustentável: Realizado respeitando os três pilares da sustentabilidade.

MISSÃO

Criar ambiente online de convergência de todos os temas que giram em torno de sustentabilidade e qualidade de vida do indivíduo e do planeta, onde o usuário pode se expressar de diversas formas (seja cadastrando obras, colaborando com conteúdo ou participando através de comentários e votos) ou simplesmente buscar informação diversificada e de qualidade sobre o assunto.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Festival Ambiental de Cinema e Novas Mídias inserido em uma grande feira interativa/sensorial de 10.000 m2 onde o público mergulhará em ambientes climáticos planetários, em atividades lúdicas/educativas, em demonstração de tecnologias de vanguarda e todas as formas de sensibilização para o mudança de comportamentos e atitudes em prol da sustentabilidade.
No site do GreenNationFest (www.greennationfest.com.br) você conhece o regulamento e categorias, é possível participar do festival inscrevendo seus trabalhos, comentando e votando. Também é possível assistir o acervo criado a partir da colaboração de quem inscreve obras que podem ser de diversas categorias de filmes (depoimento, documentário, animação, ficção, micro reportagem, roteiro de ficção), foto, álbum de fotos, blog e Twitter. As categorias micro reportagem e roteiro são especialmente apoiadas pelo programa Fantástico da TV Globo. As inscrições estão abertas até a última semana de julho de 2011. Os vencedores serão conhecidos no grande evento sensorial descrito abaixo.
Festival Sensorial
Em agosto de 2011 acontece na zona portuária carioca o festival sensorial com as seguintes atrações previstas: Sensações climáticas como desertificação, terremoto, degelo, queimada Montagem de um hospital de brinquedos associado ao filme 31 minutos, e uma campanha de doação de brinquedos usados. Montagem de uma casa sustentável Quiz gigante interativo Mostra internacional de filmes Aulas/dicas de comportamentos individuais e coletivos contra o desperdício Seminário internacional sobre sustentabilidade Shows com artistas engajados com a questão ambiental Desfile de moda sustentável Premiação do festival (“Tapete Verde”)

TARGET:

Quem “compra” a idéia do Green Nation Fest?
Jovem de espírito, com senso de cidadania, Holísticos, “Comunicativos”, “Colaborativos”, sensíveis à questão ambiental, interessados pela sustentabilidade, heavy users de novas tecnologias.
Onde estão estas pessoas?
Online, Redes sociais, Móbile, Nas cidades, Festas, Cinemas, Casa, Ruas, Trabalho, Escola (…)
Suas necessidades são: Denúncia, Expressão, Se destacar, Reconhecimento Troca de informações, Networking, Entretenimento, Ação concreta.

INSIGHTS CRIATIVOS:

O festival (evento e concurso cultural) serve para atender a uma necessidade já reconhecida como importante, ou seja: “expressar-se coletivamente sobre a questão ambiental”.
Nosso grande desafio é mobilizar as pessoas e incentivar a adesão. Para isto é necessário: apresentar a marca, o festival e sua razão de ser; esclarecer benefícios práticos deste evento/concurso e estimular a adesão; chamar pessoas para participar do evento físico; atrair visitantes para a feira sensorial e para transmissão on-line do evento.
Nas peças é importante desmistificar o tema meio ambiente (ex.: “você pode falar de um engarrafamento (sustentabilidade é ter direito a mobilidade de qualidade), um esgoto mal tratado ou até mesmo sobre coisas pessoais, como boa alimentação, todos esses são temas de meio ambiente e sustentabilidade”).
Além disso, é importante mostrar como é fácil e simples participar. Que não toma muito tempo, que os prêmios são bons e que esta pessoa colaborará com um acervo criativo sobre formas de se expressar em prol da sustentabilidade. O foco é deixar claro que seja qual for o interesse do usuário, ele estará presente no GreenNation. A ideia é transmitir o conceito de um espaço onde o usuário se sinta em casa, e esteja à vontade para colaborar e se envolver com o que melhor lhe aprouver. E que no Green Nation Fest sempre haverá algo útil para sua vida.

O QUE DEVE SER FEITO

A comunidade Zooppa deve criar:
o Vídeos para TV – (vídeos de no máximo 12 e/ou 27 segundos, é obrigatório deixar 3″ para a entrada do logo da emissora). OBS: A captação poder ser feita em qualquer formato para esta competição, porém para ser exibido em TV é necessária a captação em broadcasting.
o Cartaz no formato A3
Convidando as pessoas a conhecerem e participarem do Green Nation Fest.
Em cada peça é obrigatória a inclusão das seguintes informações:
1. Data do evento: Agosto de 2011
2. Inscrições entre os dias 11 de agosto de 2009 e 30 de julho de 2011.
3. Local: Rio de Janeiro, RJ
4. Logo do Green Nation Fest.
OS PRÊMIOS
O GreenNation conta com apoio de veículos de diferentes segmentos da mídia publicitária para veiculação de sua campanha. Personalidades também estão comprometidas com o festival e dispostas a gravar/apoiar campanha de forma pro-bono.
1. Oferecemos como recompensa a popularização das obras vencedoras a partir de assinatura na própria peça.
2. O melhor ou os melhores vídeos têm a possibilidade de serem veiculados na Rede Globo.
3. Os competidores estarão automaticamente participando do GreenNationFest na categoria GreenNation Zooppa, concorrendo com suas obras publicitárias aos prêmios oferecidos pelo festival. Nesta ocasião, os vencedores serão premiados em cerimônia batizada de “tapete verde” junto com os vencedores das outras categorias do GreenNationFest.
4. Os vencedores (1º lugar em vídeo categoria cliente e 1º lugar em cartaz categoria cliente) serão convidados pelos organizadores do festival para participar de palestras durante o evento e gravar reportagem sobre o processo criativo e de implementação da campanha. Forneceremos passagem (vôos domésticos somente) e hospedagem (hotel pré-determinado pela produção) para os autores vencedores.
5. Serão concedidos aos melhores trabalhos desta competição prêmios totalizando US$ 2.000,00 + equipamentos eletrônicos.
Paz e Arte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s