Stieglitz e seus discípulos


The Terminal

Alfred Stieglitz, fotógrafo americano, cujo inovador avanços técnicos e atenção aos princípios da composição e do projeto foram fundamentais para os avanços da fotografia no seu reconhecimento como uma arte visual moderna. Ao longo de sua carreira de 50 anos, ajudou a transformar a fotografia de uma tecnologia para uma forma de expressão artística.

Além de sua fotografia, trabalhou como co-editor de fotografia amadora americana (1893-1896) e depois como editor da Câmara Notas, ambos canais de divulgação para trabalhos de importantes fotógrafos abrindo assim, espaço para discussões de aspectos teóricos e técnicas estéticas da fotografia moderna.

Stieglitz viveu durante a transição de uma  sociedade predominantemente agrícola para uma sociedade industrial e desempenhou um papel singular no surgimento do modernismo nas artes visuais.  Alfred foi o primeiro fotógrafo a ter suas fotos expostas num museu e desempenhou um papel importante na introdução da arte moderna nos Estados Unidos. Sua principal foto é “O Terminal”.

É possível conferir a influência de Stieglitz nos dias de hoje na mostra “Equivalentes a Stieglitz”. Uma exposição fotográfica com 24 artistas fazendo uma releitura da obra de Alfred Stieglitz em especial a série Equivalents. Essa mostra tem como característica 12 jovens artistas, todos conduzidos pelo curador da mostra Marco Antonio Portela) expondo com 12 artistas com maior trajetória.

Local: Aeroporto Santos Dumont, saguão de desembarque, terminal 1. Rio de Janeiro

Para saber mais acesse: http://www.equivalentes.com.br/

Paz e Arte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s